Receita | Marmelada & Clafoutis de marmelos e sultanas

Categorias:

O Outono traz consigo uma série de frutos os quais convidam-nos a realizar uma série de sobremesas, doces, compotas, entre tantas outras que me perco neste mundo que é a pastelaria.
Mas hoje, apetece-me partilhar convosco uma receita que me trás à memória muitas lembranças de quando eu era pequenina, um doce que a minha mãe fazia. Recordo-me que este doce espalhava um aroma inibriante e permanecia horas na casa. Tantas recordações…de casa, de quando eramos pequenos.
Lembro-me que o que mais custava não era propriamente fazer a marmelada, mas sim descascar cortar e aproveitar o caroço de sei lá quantos marmelos, que no fim de preparados eram várias taças de marmelada, que depois se ofereciam à família e à vizinhança.

Marmelada

Ingredientes:

– 1kg de marmelo limpo
– 1kg de açúcar
– 1dl de água

Preparação:

Levar os marmelos cortados em pedaços ao lume com o açúcar e a água. Deixar cozer bem. Quando tudo estiver cozido, reduzir a puré com a varinha mágica, de modo a ficar uma mistura homogénea. Deixar ferver mais um pouco até atingir o ponto de estrada.
Deitar em tacinhas e deixar secar com uma tampa de papel vegetal embebida em aguardente.

marmelada1

E como o mundo da pastelaria é imenso, aproveito a ocasião para partilhar convosco outra receita que o principal ingrediente é o marmelo.

 

Clafoutis de marmelos e sultanas

Os frutos do outono, marmelos e sultanas misturam-se com alegria numa massa perfumada. Eis receita mais simples para realizar um clafoutis.

Tipo de receita:Sobremesa
Número de doses:8
Tempo de Preparação:20 Minutos
Tempo de Cozedura:50 Minutos
Pronto em:1 h, 10 m
Dificuldade: Muito Fácil

Ingredientes:

-5 Marmelos
– 500 g de Açúcar
– 4 Ovos
– 3 dl Leite
– 1 Limão em raspa
– 1 dl Natas
– 50 g Côco ralado
– 50 g Farinha de trigo
– 50 g Sultanas
– Q.B. Margarina para untar pyrex
Preparação:

PASSO 1:Comece por descascar os marmelos e corte-os em pedaços. Lave bem e leve-os a cozer cobertos de água e junte 250 g do açúcar. Deixe ferver e quando levantar fervura, deixe cozer 15 minutos.
PASSO 2:Entretanto bata os ovos inteiros com os restantes 250 g do açúcar. Seguidamente adicione a farinha, o leite, as natas, o côco ralado, a raspa da casca do limão e por último as sultanas.
PASSO 3:Logo que os marmelos estejam prontos, escorra-os e coloque-os dentro de um pyrex que vá à mesa previamente untado com margarina.
PASSO 4:Cubra os marmelos com o preparado anterior.
PASSO 5:Leve a cozer em forno pré aquecido a 180ºC durante 35 minutos.
Partilhe de seguida.

clagoutis

Sugestão: Pode polvilhar com açúcar em pó.

 

avatar
A autora
Chef Anabela Almeida

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *